Por Agda Amélia
Quando você imagina uma rainha, o que vem a sua mente? Estratégia, poder ou até mesmo conto de fadas?
Agora, falaremos de uma rainha, e iremos provar que ela possui todos os atributos acima. A carioca Leda Braga, supera qualquer expectativa de final feliz, com sua capacidade analítica transforma qualquer conto em uma grande história de ação.
Primeiramente, a estratégia. Doutora em engenharia pela Imperial College, Leda sempre aprimorou seu lado analítico. Além de uma ótima formação acadêmica, nossa rainha dividiu sua história profissional em capítulos: no primeiro, ela trabalhou como analista na equipe de pesquisa de derivativo na JP Morgan. No segundo, mudou para Cygnifi Derivatives e participou da equipe de gerenciamento. E para fechar com chave de ouro, no terceiro capítulo, ela gerenciou por 14 anos o maior fundo da BlueTrend.
Dessa forma em 2008, durante uma das maiores recessões econômicas do mundo, recebeu o título de “Rainha dos Fundos Quantitativos”, pois seu fundo obteve retornos que pareciam histórias de contos de fadas. Segundo, o poder: além do título supracitado, Leda ficou conhecida com a mulher mais poderosa do mundo dos fundos multimercados.
Acrescenta-se que após tudo isso, Braga iniciou uma nova narrativa, sendo que a soma dos três capítulos anteriores permitiram Leda iniciar uma nova história, não apenas como protagonista, mas também como autora. A rainha dos Fundos Quantitativos criou uma empresa com nome de Systematica Investment, que possui mais de 10 bilhões de ativos em seu fundo, e que são especializados em negociações algorítmicas. Sendo assim, nota-se que os dois fatores iniciais, estratégia e poder, são essenciais para construção de sua realeza.
Por fim, conto de fadas: Leda Braga conseguiu transformar um padrão no seu nicho de trabalho. Vale ressaltar que, a quantidade de mulheres a frente de fundos e em posições de direções executivas é mínima, assim, a Rainha dos Fundos Quantitativos conseguiu transformar a fantasia e o mundo de possibilidades, em realidade. Dessa forma, ela continua a inspirar várias princesas que também sonham com a coroa, ao redor do planeta chamado Terra.
Comments